segunda-feira, 31 de março de 2008

Continuação do post anterior

Para não variar, estava-me a esquecer de uma coisa essencial: o material. Preciso que os grupos me digam que material didáctico vão precisar para as suas apresentações. E preciso que comuniquem isso á Célia, o mais tardar até Quinta-feira, de maneira a poder preparar as coisas.

Tentem ser razoáveis... Não peçam coisas que já sabem não vamos conseguir arranjar; uma VMER, um DAE, uma loira espectacular (ou um mulato bem dotado...).
O que existe é o que estão habituados a ver:

Computador portátil;
Projector de Vídeo;
Comando á distância para o PP com ponteiro laser;
três Manequins;
Consumíveis e
Uma boa dose de boa vontade.

Se tiverem cópias para dar, por favor, na medida do possível tragam já feitas. Só em último caso é que devem mandar por mail para eu tirar cópias.
Também quero desde já dizer, que as apresentações vão ser gravadas em vídeo, para depois as discutirmos entre todos. Vou mandar hoje á Célia, para quem não tem ainda, um modelo de plano de sessão. Sei que alguns já tem... Não vou dizer nomes, apenas que começa por "a", acaba em "o" e no meio tem "ntóni". Eu avisei logo desde o início contra as falcatruas...
EU SOU DEUS! Estou omnipresente e sou omniconsciente. Só não sei os números do totoloto. Também não preciso. O ordenado da Cruz Vermelha dá para pagar tudo.

Que a força esteja convosco!

Aqui estou eu numa das várias formas que posso assumir...

Apresentação para o proximo Sábado - Dúvidas

Tem surgido alguma dúvidas sobre como vai decorrer a próxima sessão de formação, pelo que vou tentar esclarecer todas as dúvidas aqui.

O objectivo é que os grupos apresentem, em forma de sessão de formação, os seus respectivos temas. Para isso, devem, como é natural, antes de mais nada, elaborar um plano de formação. Já que dispõem de apenas de 40 minutos, devem adaptar esse tema ao tempo disponível. Podem, de uma forma geral, apresentar o tema com recurso ao Power Point, ou outro meio que desejem. Podem passar um filme, podem fazer um jogo, podem fazer um simulacro, depende de cada grupo.

Devem é ter um plano de sessão devidamente elaborado, que será entregue ANTES do início, de maneira á Célia e á minha excelentíssima pessoa poder controlar se as coisas estão a correr como planeado.

Convém ter material para os formandos acompanharem a sessão, ou seja, algum tipo de material de apoio, como um texto, cópias dos acetatos ou slides, etc.

Devem fazer uma rápida introdução do grupo, apresentação do tema, desenvolvimento, resumo e momento para esclarecimento de dúvidas. Como estou a imaginar que os outros formandos não irão colocar questões, tanto a Célia como eu faremos várias perguntas.

Depois podem executar alguma prática.

Vocês escolhem... Pode ser 50/50% pratica e teoria, 100% teoria ou 100% prática.

Basicamente, o que me terão de entregar no final é o seguinte: Plano de sessão, Cópia da apresentação ou formação, textos ou elementos de apoio á formação, avaliação final, se houver, e bibliografia consultada. darei depois uma tabela com os critérios críticos de avaliação, pela qual a Célia e eu nos vamos guiar para a atribuição de uma nota final. No fim, e de maneira "secreta", existirá um questionário de avaliação que deverá ser preenchido por todos.

Com base em toda esta informação, será nomeado um grupo, perdoem-me a expressão, "mais bem" preparado. Este grupo receberá um prémio. O prémio consiste em ser nomeado para limpar as latrinas no fim de semana de campo :)

Conto, mais uma vez com a participação de todos. Volto, outra vez, a lembrar que a Célia já tem muita informação que vos poderá ajudar. Depois não se queixem.


Já sabem também que no Sábado ficaremos até mais tarde. Preparem-se para uma dose de cavalo de Suporte Básico de Vida! Só vamos sair de lá quando os manequins ressuscitarem, Estudem o material que já tem. se tiverem namorados ou namoradas, vão praticando (com conta e medida, não quero ser padrinho), pois a boa vida acabou!

Agradeço desde já a um (uma) voluntário(a) que se ofereceu para me ajudar a passar para PDF o manual. Vou tentar que chegue ás Vossas mãos antes de Sábado.

Temos ainda muito para fazer, pelo que espero a Vossa compreensão para aguentar um pouco mais. Antes ou depois do juramento. Quero, melhor dito, exijo que TODOS dêem o seu melhor. O facto de sermos pouco e pequenos implica sacrifícios. A começar por nós, Formadores, e a passar por vocês. Vão ser a melhor recruta de sempre, não só da Póvoa mas do Distrito e do pais. Nem que para isso eu tenha de me divorciar e passar 101% do tempo a dedicar-me a vocês!

Vamos voltar a ser grandes. Contamos convosco!


COCA-COLA's FOREVER!

domingo, 30 de março de 2008

MAS QUE RAIOS!

Minhas Senhoras e meus Senhores:

É do meu conhecimento que não tem solicitado a devida ajuda á Célia...

Já avisei ontem na formação que lhe tinha enviado BASTANTE material. Ainda hoje levou com uma batelada de informação que até vai andar de lado.

Material para preparar a formação, fotografias, dúvidas, etc. façam-me o favor de lhe pedir. Ela quer ajudar, mas vocês não querem nada com ela... A miuda anda deprimida e até está a pensar tirar o curso de ajudante de cozinha para poder "alimentar" os que tem fome.

Não me sejam manhosos e trabalhem.




Quem não pedir ajuda á Célia não anda no pópó! E se pensam que isto é uma montagem...



Sim, eu sei, aquele era eu à uns anos... Grande garanhão. Bem que enganei a Clara...

quarta-feira, 12 de março de 2008

Agora coisas mais sérias

Tal como já vos tinha dito, e ficou combinado, a Célia (Sr.ª Enfermeira / Recruta) já me enviou o E-mail criado de propósito para que possam colocar-lhe questões, dúvidas, propostas de casamento, etc.

Espero que o trabalho já esteja a começar a ser feito, ou pelo menos elaborado um plano mental de como o vão fazer. Amanha sem falta vou enviar á Célia algumas informações para que, se forem inteligentes, vos possa ajudar nos projectos.

Desta maneira ela também participa no trabalho de grupo, embora com responsabilidades acrescidas. Fico á espera que participem activamente neste trabalho, porque se não...


E agora toca a trabalhar, seus mandriões, que se faz tarde e quero ir dormir.

Vamos começar a colocar informação

Começo hoje a colocar à disposição os primeiros documentos de consulta para os elementos da Recruta.
O primeiro intitula-se "Preenchimento dos Verbetes de Emergência". É uma informação geral que me dei ao trabalho de publicar mal cheguei a este Núcleo, pois até lá não era preenchida qualquer tipo de documentação sobre as Vítimas e informação vital para o acompanhamento posterior no Hospital. O problema aconteceu, quando o pessoal começou a tomar certas liberdades no seu preenchimento.
O segundo, também é uma informação geral, mas destinada ao Público em geral, pois tinham a mania de trazer os seus problemas pessoais e de saúde para dentro das nossas ambulâncias. Assim, quando uma Vítima entrava, davam-lhe uma folha com o que chamei de "Código de comportamento para Vítimas de acidente ou doença súbita"
Para quem estava consciente e sabia ler, que se desenrasca-se. Quem não sabia ler ou estava inconsciente, era-lhe lido o mesmo em voz alta.
Era um bocado como os "Miranda Rights" (aquela coisa que se vê nos filmes americanos quando prendem um criminoso - Têm o direito a estar calado! Têm o direito a um advogado. etc. etc. etc.) mas para vítimas...
Estudem com atenção estas informações, pois vão sair no teste final. Juro pela minha alma que vendi ao Diabo por um pão com chouriço!
Mais não digo.

sábado, 8 de março de 2008

Trabalho de grupo

Muito bem minhas Senhoras e meus Senhores:
Vamos relembrar o trabalho de grupo, constituição dos grupos e objectivos.
Existem quatro grupos; A, B, C e D, cada um constituido por quatro elementos:

GRUPO A

  • Cátia
  • Emanuela
  • Susana
  • Miguel

GRUPO B

  • Carlos
  • João
  • Jorge
  • António

GRUPO C

  • Dora
  • Natália Vieira
  • Natália
  • Marina

GRUPO D

  • Ricarda
  • Joca
  • Almeida
  • Dionísio

A Célia, por estar a trabalhar em Lisboa, servirá como Coordenadora geral dos quatro grupos, pois não têm a disponibilidade de estar com o resto dos elementos. De esta maneira, participa nos trabalhos de maneira isenta e sem favoritismos. Qualquer dúvida, esclarecimento ou ajuda será sempre através dela, nunca através do Formador. Em momento próprio terão o E-mail dela para a contactar. (AVISO: Não abusem da paciência dela...).

Relembro os temas:

GRUPO A: Exame Geral da Vítima

GRUPO B: Estado de Choque

GRUPO C: Suporte Básico de Vida para Adultos

GRUPO D: Hemorragias

O trabalho será feito EM GRUPO, cabendo a cada um encontrar a melhor maneira de arranjar tempo e lugar para se encontrarem. Aconselho-vos a delegar tarefas e responsabilidades, de acordo com o tempo de cada um. Os Socorristas trabalham sempre em grupo, e este é uma óptima maneira de começar a criar este espírito de entreajuda.

O trabalho final deverá ser apresentado em Power Point, sob a forma de uma "formação", com a duração aproximada de 30 a 40 minutos. Todos deverão apresentar o trabalho final. A data escolhida é a de dia 5 de Abril.

Irei colocar aqui vários modelos de referências de formação, para que se possam guiar por eles.

Para qualquer coisa até o E-mail da Célia estar disponível, deixo aqui o E-mail da Secção de Formação do Núcleo:

cvp.povoa.formacao@gmail.com

Boa sorte a todos

Bem-vindos ao nosso espaço


A partir de hoje, os Formandos do Curso de Formação Base do Núcleo da Póvoa de Lanhoso podem aceder a vários documentos aqui colocados pelos Formadores ou pelos próprios Formandos. Estes documentos são do domínio público, pelo que qualquer pessoa poderá aceder a eles. Existirão, no entanto, aqueles que só farão sentido aos elementos da Póvoa de Lanhoso, como é natural.

Pretende-se também que sirva para outros elementos da CVP terem acesso, seja de que ponto do pais forem. Conforme o tempo for passando, o Blogue será ajustado ás necessidades específicas. Espero que possa ser mais um elemento de apoio didático e um facilitador de informação á disposição de todos.

Um abraço;

Ricardo Sant'Anna