segunda-feira, 31 de março de 2008

Apresentação para o proximo Sábado - Dúvidas

Tem surgido alguma dúvidas sobre como vai decorrer a próxima sessão de formação, pelo que vou tentar esclarecer todas as dúvidas aqui.

O objectivo é que os grupos apresentem, em forma de sessão de formação, os seus respectivos temas. Para isso, devem, como é natural, antes de mais nada, elaborar um plano de formação. Já que dispõem de apenas de 40 minutos, devem adaptar esse tema ao tempo disponível. Podem, de uma forma geral, apresentar o tema com recurso ao Power Point, ou outro meio que desejem. Podem passar um filme, podem fazer um jogo, podem fazer um simulacro, depende de cada grupo.

Devem é ter um plano de sessão devidamente elaborado, que será entregue ANTES do início, de maneira á Célia e á minha excelentíssima pessoa poder controlar se as coisas estão a correr como planeado.

Convém ter material para os formandos acompanharem a sessão, ou seja, algum tipo de material de apoio, como um texto, cópias dos acetatos ou slides, etc.

Devem fazer uma rápida introdução do grupo, apresentação do tema, desenvolvimento, resumo e momento para esclarecimento de dúvidas. Como estou a imaginar que os outros formandos não irão colocar questões, tanto a Célia como eu faremos várias perguntas.

Depois podem executar alguma prática.

Vocês escolhem... Pode ser 50/50% pratica e teoria, 100% teoria ou 100% prática.

Basicamente, o que me terão de entregar no final é o seguinte: Plano de sessão, Cópia da apresentação ou formação, textos ou elementos de apoio á formação, avaliação final, se houver, e bibliografia consultada. darei depois uma tabela com os critérios críticos de avaliação, pela qual a Célia e eu nos vamos guiar para a atribuição de uma nota final. No fim, e de maneira "secreta", existirá um questionário de avaliação que deverá ser preenchido por todos.

Com base em toda esta informação, será nomeado um grupo, perdoem-me a expressão, "mais bem" preparado. Este grupo receberá um prémio. O prémio consiste em ser nomeado para limpar as latrinas no fim de semana de campo :)

Conto, mais uma vez com a participação de todos. Volto, outra vez, a lembrar que a Célia já tem muita informação que vos poderá ajudar. Depois não se queixem.


Já sabem também que no Sábado ficaremos até mais tarde. Preparem-se para uma dose de cavalo de Suporte Básico de Vida! Só vamos sair de lá quando os manequins ressuscitarem, Estudem o material que já tem. se tiverem namorados ou namoradas, vão praticando (com conta e medida, não quero ser padrinho), pois a boa vida acabou!

Agradeço desde já a um (uma) voluntário(a) que se ofereceu para me ajudar a passar para PDF o manual. Vou tentar que chegue ás Vossas mãos antes de Sábado.

Temos ainda muito para fazer, pelo que espero a Vossa compreensão para aguentar um pouco mais. Antes ou depois do juramento. Quero, melhor dito, exijo que TODOS dêem o seu melhor. O facto de sermos pouco e pequenos implica sacrifícios. A começar por nós, Formadores, e a passar por vocês. Vão ser a melhor recruta de sempre, não só da Póvoa mas do Distrito e do pais. Nem que para isso eu tenha de me divorciar e passar 101% do tempo a dedicar-me a vocês!

Vamos voltar a ser grandes. Contamos convosco!


COCA-COLA's FOREVER!

Sem comentários: