quinta-feira, 5 de março de 2009

Mais um acidente na estrada Braga - Póvoa de Lanhoso


Hoje, por volta das 14H00 ocorreu mais um acidente na estrada nacional que liga Braga á Póvoa de Lanhoso, na saída de uma curva perto da Rita. Não se lamentaram vítimas mortais desta vez, mas mesmo assim houve feridos. Mas se os acidentes são tão comuns nesta estrada, porque falar neste em particular?


O nosso colega Nuno Coelho esteve presente neste acidente como o primeiro Socorrista a chegar ao local. Minutos mais tarde também apareceu a nossa colega, a Enfermeira Emanuela. Entre os dois prestaram os Primeiros Socorros aos condutores.


O acidente terá alegadamente sido provocado pelo despiste do veículo vermelho, que seguia em direcção á Póvoa. De acordo com testemunhas oculares, o condutor terá perdido o controle da viatura á saída da curva indo embater de frente num veículo que seguia na direcção oposta.


Ambos os condutores sofreram algumas lesões, sendo o condutor da carrinha aquele que apresentava lesões de alguma gravidade. Os nossos colegas procederam á sinalização imediata do local para evitar o agravamento da situação e entraram em contacto com o CODU, que já tinha sido alertado por um mirone. Após avaliação de ambos os condutores, focaram-se no condutor da carrinha, que além de uma fractura numa das pernas tinha suspeita de TCE e TVM, procedendo á imobilização ainda dentro da viatura.


Devido a ambas as VMER de Braga e Guimarães estarem em serviço, o INEM deslocou para o local o Heli sediado no Hospital Pedro Hispano, no Porto. Os Bombeiros da Póvoa de Lanhoso acorreram com rapidez ao local, tendo os nossos colegas continuado o Socorro. Ambos os feridos foram transportados para o Hospital de São Marcos, em Braga.





Fica aqui o reconhecimento a estes dois Voluntários, que prestaram o auxílio imediato, provando mais uma vez que apesar de pequenos em numero de Voluntários e em espaço , somos grandes no espírito de entreajuda e competências técnicas. Apesar de terem passados poucos minutos até à rápida chegada dos Bombeiros, demonstraram que o Primeiro Socorro não é apenas o "mexer" no sangue; Segurança no local, rápido e eficaz pedido de socorro, avaliação dos feridos e triagem eficaz constituíram a base dum socorro MUITO eficaz.

Parabéns aos dois!

Um agradecimento ao funcionário da empresa ****** que me facultou as imagens.

Sem comentários: