quinta-feira, 8 de maio de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO 4

Ficam aqui as palavras dos Presidentes da Federação e do Comité da Cruz vermelha e Crescente Vermelho, que serão lidas por todo o mundo, nas muitíssimas celebrações por esse mundo fora. Como aqui não teremos a oportunidade de as ouvir, fica o texto, para que cada um de voz leia e pense sobre o significado das mesmas:
Declaração oficial
Juntos pela Humanidade
Declaração conjunta dos presidentes da Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha por ocasião do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho de 2008.
Todos os anos, o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, celebrado em 8 de maio, nos traz uma oportunidade para chamar a atenção para a saga das pessoas atingidas por tragédias, conflitos armados e outras situações de violência, para fazermos um balanço dos múltiplos desafios que enfrentamos e reafirmarmos nosso compromisso para trabalhar junto em prol da humanidade. É este caráter de união – de pessoas trabalhando para um objetivo comum de ajudar os outros – que nos possibilita fazer uma diferença nas vidas das vítimas de catástrofes, hostilidades, pobreza e crises de saúde. Todos os dias vemos a importância e o impacto da solidariedade refletidos no trabalho dos nossos dedicados voluntários e funcionários em todo o mundo – da preparação para as tragédias ao restabelecimento de laços familiares. Quer estejam evacuando moradores depois de um ciclone ou reunindo novamente pais e filhos que ficaram separados em virtude da guerra, é por meio do trabalho conjunto que as Sociedades Nacionais, a Federação Internacional e o CICV podem oferecer proteção, assistência, conforto e esperança para os necessitados. Trabalhar em parceria também significa coordenar e colaborar com outros, incluindo governos, organizações internacionais, setor privado e comunidades.Isto nos capacita a responder de forma mais eficiente para mudar e adaptar os complexos desafios humanitários, tais como o deslocamento interno de pessoas, violência armada, a migração internacional, as doenças em ascensão no mundo, e as conseqüências humanitárias da degradação ambiental. Em 2009 vamos celebrar o 150º aniversário da Batalha de Solferino – um momento decisivo na história da Cruz vermelha e do Crescente Vermelho. Foi no campo de batalha de Solferino que Henry Dunant, nascido em 8 de maio de 1828, conseguiu pela primeira vez ajudar soldados feridos e começou a elaborar a idéia que levaria à criação do Movimento.Enquanto estamos ansiosos para comemorar o evento histórico em 2009, devemos lembrar que as pessoas – sua segurança, saúde, dignidade e bem estar – deve estar no centro de tudo que fazemos e acreditamos. A experiência nos tem mostrado que a cooperação e o trabalho em equipe são essenciais para a nossa capacidade de ajudar os outros, de forma que quando celebrarmos o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vamos também comemorar a força que recebemos ao trabalharmos juntos em prol da humanidade.
Juan Manuel Suárez Del Toro Jakob Kellenberger Presidente da Federação Internacional Presidente do CICV

Sem comentários: