sábado, 24 de maio de 2008

Fomos notícia...


terça-feira, 20 de maio de 2008

Próxima formação

People:

Good Morning Póvoa. Já soube da procissão. Parece que apanharam a primeira molha a sério... a primeira de muitas (he he he). No próximo Sábado, vamos continuar a treinar com os dispositivos de imobilização, mas desta vez vamos um pouco além, ou seja, vamos aumentar a parada e simular.


Mas antes de isso, e a pedido do Comandante, vão na primeira hora fazer um dos testes da CVP, porque ele quer ver se a formação comigo tem resultado ou não. Portanto, deixo aqui o apelo sincero e angustiante: ESTUDEM... Estudem, senão sou despedido...


A sério, ele quer ver em que ponto estamos, mas quer utilizar um teste real. A matéria é a de sempre, ou seja, a que vocês estudaram e tem vindo a estudar até agora. Como sempre, avisem o pessoal ou por mensagem ou por télélé.


Não me deixem ficar mal.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Novo pedido de Voluntários...

Quem melhor que um actor de Hollywood para me ajudar a pedir Voluntários para a ... Cruz Vermelha
Relembro ao pessoal que o projecto de um manual de socorrismo "NOSSO", mas que para isso vou precisar de Voluntários para me ajudarem a vários níveis. Neste momento quero começar com as fotografias mais básicas, tipo Exame Geral da Vítima, Suporte Básico de Vida, etc.

Volto a solicitar Voluntários fotogénicos. preciso de duas ou três pessoas, para depois combinar num Sábado de manhã ou num Domingo à tarde. Como imaginam, não é já para a semana...

Já comecei a tratar dos textos, mas acho que as fotografias são essenciais. Os Voluntários numa primeira fase não vão usar farda, para que desta maneira depois possamos utilizar estas imagens nas sensibilizações nas escolas. Depois mais adiante, depois do juramento de bandeira, será com a farda, para que as imagens sejam utilizadas por qualquer Unidade de Socorro que assim o desejar.

Vão pensando, que eu gostaria de já ter os nomes no próximo sábado. Não se esqueçam de Sexta-feira dia 6 de Junho... Por favor, tentem dois ou três. Vai ser engraçado, didáctico e uma boa oportunidade para treinar um pouco de trauma.
Espero os nomes no Sábado.

Abraços do Sacan.... quero dizer, do Sant'Anna.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Formação do próximo Sábado, dia 17

Por consulta popular, no próximo Sábado dia 17 há Formação. No local de sempre à hora de sempre. Não haverá é Formação à noite, pois o Comandante quer que vôcemesses estejam frescos para a procissão de Domingo.

A Formação, será portanto, das 15 horas até às 18 horas. Espero que desta vez já esteja presente alguém para me ajudar na Formação, para podermos fazer as práticas de Maca Pluma e Maca Coquielle, ou de Vácuo, se preferirem.


domingo, 11 de maio de 2008


Eu sei que a primeira vista, a imagem que hoje vos deixo parece não ter nada a ver com a nossa formação, mas se fizerem como eu vos tento ensinar, e pensarem um pouco, perceberão o porquê de a ter escolhido. Ficou famosa com a série "Ficheiros Secretos", e era um poster pendurado no escritório do agente Mulder. O escrito em Inglês significa "EU QUERO ACREDITAR".
É com grande alegria que posso hoje colocar aqui no Blogue, que durante a formação de ontem já se verificaram melhorias significativas na formação.
Apesar dos planos originais terem sido alterados, a formação correu muito bem, e pude constatar uma melhoria significante na matéria e nos conhecimentos e competências dos formandos em geral.

Quero portanto deixar aqui os parabéns ao pessoal pelo esforço. Como podem e puderam constatar, vale a pena puxar um pouco convosco, pois assim conseguem melhorar substancialmente os conhecimentos, não só teóricos, mas também práticos.
“Well done, lads!”, como diriam os nossos amigos britânicos.
Vamos continuar assim, pois já se começam a “ver” os resultados. Estou orgulhoso e feliz convosco. São os “meus” pupilos, e garanto que passarão com distinção, não só nos testes, mas na vida real. Vamos continuar assim!

Já estamos na recta final, mas a formação continuará depois do juramento. Será apenas “opcional”, ou seja, para aqueles que quiserem ou tiverem disponibilidade. Mas a formação contínua terá um papel muito importante na Nossa Unidade.

Obrigado pela Vossa paciência para me aturarem mais as minhas maluquices…

Entretanto, vou continuar a produzir mais material de estudo para Vocês, e para todos aqueles que visitam o Blogue e não são da nossa querida Unidade. São todos bem-vindos.

E como dizemos no Alentejo… “Arre burro, que pouco a pouco a colheita vai ser a melhor de sempre…”!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A nossa mini celebração

Como é natural em mim, cheguei atrasado... foram só cinco minutos, mas a única participante já pensava em ir embora. SIM! Alguém compareceu! Natália (Sousa) o meu, melhor, o nosso muito obrigado. Entretanto a Anocas apareceu e juntou-se á multidão presente, tendo de lutar por um lugar na fotografia entre tantas celebridades que lá acorreram...






Raro momento capturado quando a GNR conseguiu afastar a multidão que se acotovelava no jardim sobranceiro à sede...

As duas bandeiras foram hasteadas em comemoração do dia de hoje. Obrigado á Ana, pois ofereceu-se simpaticamente para retirá-las no fim do seu turno. Assim puderam lá ficar mais tempo.



Infelizmente o vento não quis colaborar, pelo que esta foi a melhor fotografia que consegui tirar. No interior do Núcleo, foi colocada cerimonialmente a fotografia de Jean Henry Dunant. A multidão aplaudiu ruidosamente, e foi necessária novamente a presença da GNR para afastar a populaça que gritava e rejubilava...

Como a multidão, entre cantos, prantos e choros de alegria e comoção não permitiram a leitura da mensagem do Presidente do CICR para o dia de hoje, e também não permitiu a leitura de uma breve biografia do nosso fundador, foram colocadas na sala de estar do pessoal, as folhas com tais palavras.

E pronto. As celebrações tiveram o seu fim apoteótico com o coro emocionado das cerca de 10.000 pessoas reunidas, cantando emocionadamente "A Portuguesa"...

Obrigado a todos. Foi um dia bonito, e ao menos não choveu.

FELIZ ANIVERSÁRIO 4

Ficam aqui as palavras dos Presidentes da Federação e do Comité da Cruz vermelha e Crescente Vermelho, que serão lidas por todo o mundo, nas muitíssimas celebrações por esse mundo fora. Como aqui não teremos a oportunidade de as ouvir, fica o texto, para que cada um de voz leia e pense sobre o significado das mesmas:
Declaração oficial
Juntos pela Humanidade
Declaração conjunta dos presidentes da Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha por ocasião do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho de 2008.
Todos os anos, o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, celebrado em 8 de maio, nos traz uma oportunidade para chamar a atenção para a saga das pessoas atingidas por tragédias, conflitos armados e outras situações de violência, para fazermos um balanço dos múltiplos desafios que enfrentamos e reafirmarmos nosso compromisso para trabalhar junto em prol da humanidade. É este caráter de união – de pessoas trabalhando para um objetivo comum de ajudar os outros – que nos possibilita fazer uma diferença nas vidas das vítimas de catástrofes, hostilidades, pobreza e crises de saúde. Todos os dias vemos a importância e o impacto da solidariedade refletidos no trabalho dos nossos dedicados voluntários e funcionários em todo o mundo – da preparação para as tragédias ao restabelecimento de laços familiares. Quer estejam evacuando moradores depois de um ciclone ou reunindo novamente pais e filhos que ficaram separados em virtude da guerra, é por meio do trabalho conjunto que as Sociedades Nacionais, a Federação Internacional e o CICV podem oferecer proteção, assistência, conforto e esperança para os necessitados. Trabalhar em parceria também significa coordenar e colaborar com outros, incluindo governos, organizações internacionais, setor privado e comunidades.Isto nos capacita a responder de forma mais eficiente para mudar e adaptar os complexos desafios humanitários, tais como o deslocamento interno de pessoas, violência armada, a migração internacional, as doenças em ascensão no mundo, e as conseqüências humanitárias da degradação ambiental. Em 2009 vamos celebrar o 150º aniversário da Batalha de Solferino – um momento decisivo na história da Cruz vermelha e do Crescente Vermelho. Foi no campo de batalha de Solferino que Henry Dunant, nascido em 8 de maio de 1828, conseguiu pela primeira vez ajudar soldados feridos e começou a elaborar a idéia que levaria à criação do Movimento.Enquanto estamos ansiosos para comemorar o evento histórico em 2009, devemos lembrar que as pessoas – sua segurança, saúde, dignidade e bem estar – deve estar no centro de tudo que fazemos e acreditamos. A experiência nos tem mostrado que a cooperação e o trabalho em equipe são essenciais para a nossa capacidade de ajudar os outros, de forma que quando celebrarmos o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vamos também comemorar a força que recebemos ao trabalharmos juntos em prol da humanidade.
Juan Manuel Suárez Del Toro Jakob Kellenberger Presidente da Federação Internacional Presidente do CICV

FELIZ ANIERSÁRIO 3

Deixo agora alguns documentos, para estudar, ler, reflectir. Chamo a atenção que ainda não deram a parte de formação Cruz Vermelha, pelo que vai ficar aqui quase toda a matéria. Divulgem. A Informação deve ser de conhecimento público e acessível a todos:
Uma breve biografia de Jean Henry Dunant que tive a ocasião de preparar para este Curso de Formação.
A História a quadradinhos da Cruz Vermelha em formato A4. Está em Inglês, mas já comecei a tradução. Será entregue durante a Formação.
Uma simples folha, em Português do Brasil com os Principios fundamentais da Cruz Vermelha.

FELIZ ANIVERSÁRIO 2

Este pequeno mas maravilhoso e delicioso filme de animação feito pelos nossos colegas da Cruz Vermelha Mexicana já deve ser conhecido por muitos, mas mesmo assim não resisti a colocá-lo aqui hoje. Como sempre vos ensinei: KISS (Keep It Simple and Stupid)...


FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje está um dia triste e com chuva, mas nem por isso estamos menos alegres. Vou colocar hoje, conforme puder, os documentos. Uns são para ler, outros para verem, pois são mini filmes que o CICR colocou no You Tube. Já é a terceira tentativa que faço para os colar directamente no blog, mas não consigo, por isso deixo os Links para lá chegarem:
Este minai filme é a versão Flash de uma banda desenhada criada de propósito para este dia, pelo famoso criador Belga de Banda Desenhada Moebius. Também colocarei o mesmo aqui.
Este outro mini filme, também é sobre a criação da Cruz Vermelha, mas de outra maneira. Este filme tenho em DVD falado em Português Brasileiro, pelo que quem quiser, poderá pedir. Foi-me gentilmente enviado pelo CICR.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amanhã, como já referi no post anterior, não só comemoramos o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, mas também o 180º Aniversário do grande Homem que foi Jean Henry Dunant.
Embora pertençamos a uma grande família mundial, aqui em Portugal, muitas pessoas desconhecem por completo, não só o papel da Cruz Vermelha no mundo, mas principalmente, não sabem quem foi este homem na verdade.
Por isso, e como homenagem á Instituição e ao Homem, Nós, Núcleo da Póvoa de Lanhoso da Cruz Vermelha Portuguesa, celebraremos esta data de uma maneira muito simbólica.
Com a devida autorização do Comando amanhã, dia 8 de Maio, ás 15H00 será hasteada a bandeira da Cruz Vermelha no Núcleo. Por falta de tempo, falta de meios e, como é natural, falta de verbas, apenas será colocada no Núcleo uma fotografia de Jean Henry Dunant, oferecida pela Secção de Formação.

Serão publicados aqui no Blogue, uma série de documentos aos quais poderão aceder da maneira habitual. Estes documentos, fazem parte de uma pequena colecção particular relacionada com a instituição e sobre o seu criador. Apesar de poderem ser encontrados na Net, reuni os mesmos num só local, de maneira a estar disponível para todos.
Será esta a nossa pequena, mas sentida comemoração e homenagem. Discreta, tal como o foi Henry Dunant.
Deixo o convite, para quem puder e quiser estar no Núcleo amanhã ás 15H00 aparecer. Não precisam de ir fardados, e não se preocupem, durará pouco tempo. Eu irei fardado por uma questão de respeito e etiqueta para a ocasião do hastera da bandeira.
Se algum pronto estiver disponível para se dar ao trabalho de se fardar e comparecer, agradecia do fundo do coração.
Na formação de Sábado, dedicaremos uns minutos a este tema...

terça-feira, 6 de maio de 2008

8 de Maio


Nesta próxima Quinta-feira celebra-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho... Será que alguém se lembrou? Será que vamos realizar algum "evento", alguma acção para comemorar um dia de tão grande importância para nós?
Não só comemoramos neste dia a Cruz e o Crescente Vermelho como instituição universal, mas também celebramos a data de nascimento de Henry Dunant. Gostaria pessoalmente de poder fazer qualquer coisa, mesmo simbólico... Alguem ajuda, ou será apenas mais um dia?