segunda-feira, 28 de abril de 2008
O dia de hoje, parte 3
O dia de ontem, parte 2

Mais ou menos ao chegar próximo à Rita, o “Utente” passou a “Vítima”! Rápida deterioração do estado de consciência, ventilação diminuída, pulso radial ausente e tensão arterial não obtida… Pelo estetoscópio apenas apanhava um rumor de motor a diesel. A Pele começou a ficar arroxeada, pupilas dilatadas e não reactivas.
A vítima, que ia com a cabeceira levantada e oxigénio a 3 Lts/Mn devido a estar consciente, ventilação normal e problemas cardíacos, foi imediatamente colocada com cabeceira para baixo, oxigénio a 15 Lts/Mn, extensão da cabeça e foi imediatamente colocado um tubo de guedel de tamanho apropriado e Insuflador manual de balão em cima da maca… Aspirador pronto e ordem ao Adelino para dar “Gasóleo”; ou seja toca a andar e sirenes. Ao mesmo tempo telefonámos ao CODU para prestar informações sobre a deterioração do estado da vítima e pedir instruções sobre procedimentos a tomar.
Chamada é processada, passada ao CODU, transmissão de dados, etc. etc. já estávamos em Braga. O CODU entretanto pergunta se queremos apoio VMER. Comunicamos que não, que apenas queríamos entrada directa para a Reanimação…
Com o “Primeiro Socorro” efectuado, a vítima começou a reagir… mas mesmo assim, estava ainda letárgica. O pulso radial já era palpável, mas muito fino, a pele recuperou ligeiramente e a tensão arterial continuava imensurável. As pupilas já estavam reactivas, embora ainda midriáticas. A Ventilação espontânea era mais eficaz. Diminuímos o oxigénio para 6 Lts/Mn. e chegamos ao São Marcos…
Á nossa espera, a sala de trauma aberta e com a equipa cá fora… Entrou directo, e o resto é história para os filmes e séries que vemos na televisão… Ficámos lá dentro a observar e a aprender. Ainda passámos a informação á médica, apesar do Médico e do Enfermeiro da VMER já terem passado o serviço de forma oficial.
No fim, já quando vínhamos embora com o material, tudo se resumiu a um simples gesto e a uma simples frase do Médico da VMER… Tocou-me no ombro, olhou para o Nuno e para mim e apenas disse… “Bom trabalho!”
Isto meus senhores, é a melhor recompensa do mundo… É por isto que um Socorrista treina, aprende, pratica, sofre… Saber que fazemos a diferença!
E é basicamente por isto que eu me emociono nas formações e me passo dos carretos convosco. Porque um dia serão vocês naquela ambulância…
Só uma palavra em relação ao Nuno: Aprendam com ele… Brincalhão, calado e tudo o que quiserem, mas quanto a mim, como técnico e como humano uma coisa vos garanto: Tem um par de “Cojones” no sítio. Um grande “OLÉ” a moda da minha terra para ele. Parabéns!
E agora, façam por ser felizes. Bons sonhos.
domingo, 27 de abril de 2008
O dia de ontem, Parte 1

Nada mau para um dia de trabalho…
Hoje recebi a visita do Nosso Comandante, que me transmitiu o Vosso descontentamento á maneira como eu reagi convosco e como falei convosco. Sim senhor, aceito as críticas, e para a semana podem levar os paus com pregos para me fazerem ver o Vosso ponto de vista…
O que quero dizer, é que no próximo Sábado vos ouvirei a todos, e tentarei explicar as razões que me levaram a agir como agi.
E, já agora, calha que nem ginjas falar sobre a nossa saída.
Ao chegar ao local havia uma vítima semiconsciente, com ventilação e pulsação presente, e estabilização cervical efectuada por um dos elementos dos Bombeiros que já estavam no local. Encontrava-se de lado, pois parecia que tinha secreções ou sangue nas vias aéreas, e existia a hipótese de vómito. Prestamos auxílio na medida do possível e entretanto chegou uma segunda ambulância dos Bombeiros e passado pouco, a VMER de Braga.
Foi efectuada o ABCDE rapidamente, imobilização cervical e monitorização constante dos parâmetros vitais. Todo o equipamento foi colocado imediatamente á volta da vítima…
Com a chegada da 2ª ambulância e da VMER, a vítima foi avaliada pelo Médico e Enfermeiro, e imobilizada imediatamente em plano rígido.
Entretanto, quase no fim, surge da nada uma 2ª vítima, consciente, mas com alterações evidentes no comportamento. Letárgico, amnésico e com uma ferida leve na testa e queimadura de primeiro grau no queixo.
O médico avaliou rapidamente e afastou a hipótese de perigo de vida imediato. Existia no entanto a preocupação de ser diabético, ter problemas cardíacos e ter 73 anitos…
Coube-nos a nós efectuar o transporte desta vítima apenas para observação no São Marcos.
sábado, 26 de abril de 2008
Para a Formação de hoje...
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Cruz Vermelha no 25 de Abril de 74
Comemoramos hoje, uma vez mais o aniversário da revolução dos cravos. O que pouca gente se lembra é que a Cruz Vermelha Portuguesa participou activamente e teve um papel de vital importância nesta data e noutras, que viriam a marcar para sempre a história do nosso pais.
Esta outra, embora relacionada com uma situação que não tem nada a ver com a revolução, para que vejam os nossos camaradas em acção, nas décadas de 60 /70.

A nossa história define-nos. Não podemos nem devemos esquece-la.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Cerejas
- Exame geral da vítima;
- Suporte Básico de Vida;
- Queimaduras;
- Traumatologia e
- Todo o resto da matéria....
Dependendo do estado do tempo, poderá ser no exterior ou no interior, mas envolverá uma vítima, avaliação, primeiro socorro, estabilização, transporte e passagem de dados ao CODU e á triagem hospitalar.
Tudo isto em tempo real, nas condições mais próximas á realidade possível, com vítima caracterizada, transporte real em ambulância, chamada "quase" real ao CODU e passagem de dados, real ou não... veremos.
A maneira de efectuar o cenário já é vosso conhecido. Durante estes dias deixarei aqui em PDF mais informações. Já sabem. Á colegas que não tem acesso á Internet, portanto tirem cópias e passem a informação. Vão já telefonando para que todos fiquem a saber e contem com isto. Sábado ás 15H00 EM PONTO na Formatura, para que todos tenham tempo de praticar...
Aviso já que se vão sujar... e muito.
Um abraço
sábado, 19 de abril de 2008
quinta-feira, 17 de abril de 2008
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Acampamentos e acantonamentos II

terça-feira, 15 de abril de 2008
Acampamentos e acantonamentos...
Estamos perante uma antiga e respeitada tradição das Formações Sanitárias da Cruz Vermelha Portuguesa... Tradição que ainda se mantêm em muitas outras Unidades de Socorro, mas que nós, por várias razões nunca pudemos pôr em prática... Até agora.Coisas novas

domingo, 13 de abril de 2008
O dia de hoje...

A CRUZ VERMELHA NÃO É SÓ O QUE SE VÊ POR FORA... É O QUE SOMOS CAPAZES DE TRAZER DENTRO DE NÓS E FAZER PELOS OUTROS!
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Querem Trauma???
- Jovens do sexo femenino com idade entre os 18 (16 também...) e os 25,
- Medidas: 90 / 60 / 90,
- Fotogénicas em biquíni tipo "fio dental...
Deixo um exemplo:

Era sonhar muito, não?
A sério, preciso de voluntários para fazer as fotografias para o nosso manual. Estou a tentar arranjar um sítio, umas fardas da CVP "neutras", para que depois quem quiser possa usar as fotografias á vontade e material de "moulage", ou seja, simulação de feridas. O material será o nosso. O que não existir, conheço uma firma que é capaz de emprestar...
Por favor, quem quiser ajudar, respondam para o mail do blogue, não só para oferecer-se mas também para dar opiniões e arranjar recursos e patrocínios. Os meus bolsos estão a ficar vazios.
Fico á espera. É URGENTE!
European Ressuscitation Council; Versão Espanhola
domingo, 6 de abril de 2008
Vamos recomeçar
sábado, 5 de abril de 2008
Hoje e daqueles dias em que...

Uma notícia triste
Recebi hoje com grande tristeza a notícia do falecimento do avô de uma das nossas colegas, a Mariana. Na altura em que recebi o telefonema a pedir para mudar a data das apresentações custou-me bastante mas tive de recusar, pois já estava tudo planeado á bastante tempo e como já tinha dito, o tempo começa a escassear. Estava tudo planeado e os grupos já tinham o material preparado.sexta-feira, 4 de abril de 2008
Estamos lá quase

P.S. Não sei quem é o autor desta pintura, pelo que peço desde já as minhas mais sinceras desculpas por estar a utilizá-la sem autorização. Sinto apenas que... uma imagem vale mil palavras.


