sexta-feira, 4 de abril de 2008

Estamos lá quase

O tempo é relativo... Acho que todos temos consciência disso. Para vocês é perfeitamente natural e compreensível que estejam cansados e saturados. Para nós, do outro lado, se calhar é um bocado diferente.

Infelizmente não vos pude acompanhar desde o início, mas estive sempre atento ao decorrer da formação. Agora, tudo mudou. O problema é que passou demasiado tempo. Agora é uma corrida contra o tempo, para que estejam preparados para o dia do Juramento.

E se para vocês esse dia é muito importante, para mim apenas marcará a data "oficial" da vossa entrada na nossa casa. E digo "oficial" porque, acreditem ou não, sinto que já pertencem a este grupo; a esta Comunidade. Já passei por muitas recrutas, mas a vossa sempre terá um significado especial para mim. E se pensam que digo isto a todos estão muito enganados!

Algo me une a todos vocês... talvez o vosso espírito de grupo, de vontade de lutar contra ventos e marés. Sei que estão fartos, mas, por favor nunca se esqueçam disto: Não estão a frequentar um curso de Socorrismo qualquer. Estão a aprender a fazer a diferença num mundo onde cada vez menos pessoas se preocupam com o próximo. Estão a aprender, a adquirir competências para tripular uma ambulância. O último recurso para muitas pessoas desesperadas que irão colocar as suas vidas, ou a vida daqueles que mais amam nas vossas mãos, e eu não permito que vão para a "rua" com noções mal aprendidas, com falta de conhecimentos e de prática.

Perguntem-se a vocês próprios... Se fosse eu, confiaria a minha vida a uma pessoa que sabe exactamente o mesmo que eu?

A data aproxima-se mais depressa do que vocês podem julgar, mas tem muito para reaprender, e pouco tempo para o fazer. Cabe-me a mim a responsabilidade máxima de vos preparar para esta vida! Mesmo Voluntários da Cruz Vermelha, serão e deverão ser SEMPRE Profissionais no que fazem.

Vou ter de ser duro convosco, e acreditem que isso me vai fazer sofrer, mas no final sentirão que valeu a pena... Não sou perfeito, nunca serei. Mas dou tudo o que posso e tenho, e por isso, exijo o mesmo! Sabem a minha história. Se eu posso, vocês também.

Sábado vai ser um dia muito duro para vocês, tanto psicologicamente como fisicamente, pelo que peço que estejam preparados. Domingo estarão de rastos, mas felizes convosco pelo que fizeram. Dou-vos a minha palavra.

Para terminar a lamechice, deixo-vos com uma frase, proferida por um grande Senhor, que em tempos de grandes dificuldades se dirigiu á sua nação, com uma frase curta, mas emocionada. Perdoem-me o sacrilégio, mas vou alterar umas palavras, sem no entanto, lhe alterar o significado:


"Não perguntem o que é que a Cruz Vermelha pode fazer por vocês, mas si, o que é que vocês estão dispostos a fazer pela Cruz Vermelha!"


Por favor, façam por ser felizes.



P.S. Não sei quem é o autor desta pintura, pelo que peço desde já as minhas mais sinceras desculpas por estar a utilizá-la sem autorização. Sinto apenas que... uma imagem vale mil palavras.

Sem comentários: