segunda-feira, 28 de abril de 2008

O dia de ontem, parte 2


Entretanto, sempre com ajuda dos Bombeiros, colocámos o “Utente” na maca, e toca a ir para Braga apenas de rotativos, pois não era um transporte urgente. Foi no entanto efectuada “Ficha CODU”, pelo que oficialmente íamos em serviço, dito INEM… Fixe!

Mais ou menos ao chegar próximo à Rita, o “Utente” passou a “Vítima”! Rápida deterioração do estado de consciência, ventilação diminuída, pulso radial ausente e tensão arterial não obtida… Pelo estetoscópio apenas apanhava um rumor de motor a diesel. A Pele começou a ficar arroxeada, pupilas dilatadas e não reactivas.

A vítima, que ia com a cabeceira levantada e oxigénio a 3 Lts/Mn devido a estar consciente, ventilação normal e problemas cardíacos, foi imediatamente colocada com cabeceira para baixo, oxigénio a 15 Lts/Mn, extensão da cabeça e foi imediatamente colocado um tubo de guedel de tamanho apropriado e Insuflador manual de balão em cima da maca… Aspirador pronto e ordem ao Adelino para dar “Gasóleo”; ou seja toca a andar e sirenes. Ao mesmo tempo telefonámos ao CODU para prestar informações sobre a deterioração do estado da vítima e pedir instruções sobre procedimentos a tomar.

Chamada é processada, passada ao CODU, transmissão de dados, etc. etc. já estávamos em Braga. O CODU entretanto pergunta se queremos apoio VMER. Comunicamos que não, que apenas queríamos entrada directa para a Reanimação…

Com o “Primeiro Socorro” efectuado, a vítima começou a reagir… mas mesmo assim, estava ainda letárgica. O pulso radial já era palpável, mas muito fino, a pele recuperou ligeiramente e a tensão arterial continuava imensurável. As pupilas já estavam reactivas, embora ainda midriáticas. A Ventilação espontânea era mais eficaz. Diminuímos o oxigénio para 6 Lts/Mn. e chegamos ao São Marcos…

Á nossa espera, a sala de trauma aberta e com a equipa cá fora… Entrou directo, e o resto é história para os filmes e séries que vemos na televisão… Ficámos lá dentro a observar e a aprender. Ainda passámos a informação á médica, apesar do Médico e do Enfermeiro da VMER já terem passado o serviço de forma oficial.

No fim, já quando vínhamos embora com o material, tudo se resumiu a um simples gesto e a uma simples frase do Médico da VMER… Tocou-me no ombro, olhou para o Nuno e para mim e apenas disse… “Bom trabalho!”

Isto meus senhores, é a melhor recompensa do mundo… É por isto que um Socorrista treina, aprende, pratica, sofre… Saber que fazemos a diferença!

E é basicamente por isto que eu me emociono nas formações e me passo dos carretos convosco. Porque um dia serão vocês naquela ambulância…

Só uma palavra em relação ao Nuno: Aprendam com ele… Brincalhão, calado e tudo o que quiserem, mas quanto a mim, como técnico e como humano uma coisa vos garanto: Tem um par de “Cojones” no sítio. Um grande “OLÉ” a moda da minha terra para ele. Parabéns!

E agora, façam por ser felizes. Bons sonhos.

1 comentário:

Nuno Coelho disse...

Obrigado pelo elogio, foi um serviço no meu ponto de vista bem feito, gostava de ter disto todos os dias, os niveis de adrenalida disparam ao máximo. No fim da urgência estava muito contente com o que fizemos.
Para os recrutas, espero que seja um exemplo, que estamos aqui para salvar vidas, e que se o formador Ricardo dá-vos na cabeça é porque quer que voçês saiam da formação com capacidade e sabedoria para socorrer quem necessitar, por isso sejam compreensivos e interessados.
O Ricardo é o melhor Técnico de emergência que conheço, por isso aprendam com ele pois ele tem muito para ensinar...