sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cruz Vermelha no 25 de Abril de 74

Comemoramos hoje, uma vez mais o aniversário da revolução dos cravos. O que pouca gente se lembra é que a Cruz Vermelha Portuguesa participou activamente e teve um papel de vital importância nesta data e noutras, que viriam a marcar para sempre a história do nosso pais.

Infelizmente, poucas ou nenhumas imagens da participação da CVP nessas datas existe, ou pelo menos se encontram na Internet.
Em tempos, tive a rara oportunidade de fazer um "scanner" de algumas dessas raras imagens, uns originais tirados durante a tomada de assalto ao antigo quartel dos RALI, junto á actual Unidade de Socorro de Lisboa, onde se identificavam perfeitamente os nossos antigos camaradas e algumas "velhas" ambulâncias.

Com o tempo e descuido, perdi-as para sempre...

Deixo no entanto uma imagem importante, onde a CVP participou, socorrendo as vítimas feridas e as vítimas mortais do assalto á sede da antiga PIDE-DGS...

Esta outra, embora relacionada com uma situação que não tem nada a ver com a revolução, para que vejam os nossos camaradas em acção, nas décadas de 60 /70.


A nossa história define-nos. Não podemos nem devemos esquece-la.

Sem comentários: