domingo, 27 de abril de 2008

O dia de ontem, Parte 1


O dia de ontem foi fértil em acontecimentos…Primeiro o nosso colega que se sentiu mal, depois aquela visita surpresa á Formação, os Cenários de Trauma e para finalizar, a saída da ambulância que acabou por se transformar numa “Urgência CODU”.

Nada mau para um dia de trabalho…

Hoje recebi a visita do Nosso Comandante, que me transmitiu o Vosso descontentamento á maneira como eu reagi convosco e como falei convosco. Sim senhor, aceito as críticas, e para a semana podem levar os paus com pregos para me fazerem ver o Vosso ponto de vista…

O que quero dizer, é que no próximo Sábado vos ouvirei a todos, e tentarei explicar as razões que me levaram a agir como agi.

E, já agora, calha que nem ginjas falar sobre a nossa saída.
Ao chegar ao local havia uma vítima semiconsciente, com ventilação e pulsação presente, e estabilização cervical efectuada por um dos elementos dos Bombeiros que já estavam no local. Encontrava-se de lado, pois parecia que tinha secreções ou sangue nas vias aéreas, e existia a hipótese de vómito. Prestamos auxílio na medida do possível e entretanto chegou uma segunda ambulância dos Bombeiros e passado pouco, a VMER de Braga.

Foi efectuada o ABCDE rapidamente, imobilização cervical e monitorização constante dos parâmetros vitais. Todo o equipamento foi colocado imediatamente á volta da vítima…
Com a chegada da 2ª ambulância e da VMER, a vítima foi avaliada pelo Médico e Enfermeiro, e imobilizada imediatamente em plano rígido.

Entretanto, quase no fim, surge da nada uma 2ª vítima, consciente, mas com alterações evidentes no comportamento. Letárgico, amnésico e com uma ferida leve na testa e queimadura de primeiro grau no queixo.

O médico avaliou rapidamente e afastou a hipótese de perigo de vida imediato. Existia no entanto a preocupação de ser diabético, ter problemas cardíacos e ter 73 anitos…
Coube-nos a nós efectuar o transporte desta vítima apenas para observação no São Marcos.
Continua no próximo capítulo…

Sem comentários: