segunda-feira, 28 de abril de 2008

O dia de hoje, parte 3

No meio disto tudo esquecia-me. O trabalho com os Bombeiros foi pura e simplesmente espermatacular... Quem disse que não nos damos bem, que não trabalhamos bem em conjunto? Ei, fizeram um serviço de 1ª Classe!
Temos muito a aprender com eles. Obrigado.

O dia de ontem, parte 2


Entretanto, sempre com ajuda dos Bombeiros, colocámos o “Utente” na maca, e toca a ir para Braga apenas de rotativos, pois não era um transporte urgente. Foi no entanto efectuada “Ficha CODU”, pelo que oficialmente íamos em serviço, dito INEM… Fixe!

Mais ou menos ao chegar próximo à Rita, o “Utente” passou a “Vítima”! Rápida deterioração do estado de consciência, ventilação diminuída, pulso radial ausente e tensão arterial não obtida… Pelo estetoscópio apenas apanhava um rumor de motor a diesel. A Pele começou a ficar arroxeada, pupilas dilatadas e não reactivas.

A vítima, que ia com a cabeceira levantada e oxigénio a 3 Lts/Mn devido a estar consciente, ventilação normal e problemas cardíacos, foi imediatamente colocada com cabeceira para baixo, oxigénio a 15 Lts/Mn, extensão da cabeça e foi imediatamente colocado um tubo de guedel de tamanho apropriado e Insuflador manual de balão em cima da maca… Aspirador pronto e ordem ao Adelino para dar “Gasóleo”; ou seja toca a andar e sirenes. Ao mesmo tempo telefonámos ao CODU para prestar informações sobre a deterioração do estado da vítima e pedir instruções sobre procedimentos a tomar.

Chamada é processada, passada ao CODU, transmissão de dados, etc. etc. já estávamos em Braga. O CODU entretanto pergunta se queremos apoio VMER. Comunicamos que não, que apenas queríamos entrada directa para a Reanimação…

Com o “Primeiro Socorro” efectuado, a vítima começou a reagir… mas mesmo assim, estava ainda letárgica. O pulso radial já era palpável, mas muito fino, a pele recuperou ligeiramente e a tensão arterial continuava imensurável. As pupilas já estavam reactivas, embora ainda midriáticas. A Ventilação espontânea era mais eficaz. Diminuímos o oxigénio para 6 Lts/Mn. e chegamos ao São Marcos…

Á nossa espera, a sala de trauma aberta e com a equipa cá fora… Entrou directo, e o resto é história para os filmes e séries que vemos na televisão… Ficámos lá dentro a observar e a aprender. Ainda passámos a informação á médica, apesar do Médico e do Enfermeiro da VMER já terem passado o serviço de forma oficial.

No fim, já quando vínhamos embora com o material, tudo se resumiu a um simples gesto e a uma simples frase do Médico da VMER… Tocou-me no ombro, olhou para o Nuno e para mim e apenas disse… “Bom trabalho!”

Isto meus senhores, é a melhor recompensa do mundo… É por isto que um Socorrista treina, aprende, pratica, sofre… Saber que fazemos a diferença!

E é basicamente por isto que eu me emociono nas formações e me passo dos carretos convosco. Porque um dia serão vocês naquela ambulância…

Só uma palavra em relação ao Nuno: Aprendam com ele… Brincalhão, calado e tudo o que quiserem, mas quanto a mim, como técnico e como humano uma coisa vos garanto: Tem um par de “Cojones” no sítio. Um grande “OLÉ” a moda da minha terra para ele. Parabéns!

E agora, façam por ser felizes. Bons sonhos.

domingo, 27 de abril de 2008

O dia de ontem, Parte 1


O dia de ontem foi fértil em acontecimentos…Primeiro o nosso colega que se sentiu mal, depois aquela visita surpresa á Formação, os Cenários de Trauma e para finalizar, a saída da ambulância que acabou por se transformar numa “Urgência CODU”.

Nada mau para um dia de trabalho…

Hoje recebi a visita do Nosso Comandante, que me transmitiu o Vosso descontentamento á maneira como eu reagi convosco e como falei convosco. Sim senhor, aceito as críticas, e para a semana podem levar os paus com pregos para me fazerem ver o Vosso ponto de vista…

O que quero dizer, é que no próximo Sábado vos ouvirei a todos, e tentarei explicar as razões que me levaram a agir como agi.

E, já agora, calha que nem ginjas falar sobre a nossa saída.
Ao chegar ao local havia uma vítima semiconsciente, com ventilação e pulsação presente, e estabilização cervical efectuada por um dos elementos dos Bombeiros que já estavam no local. Encontrava-se de lado, pois parecia que tinha secreções ou sangue nas vias aéreas, e existia a hipótese de vómito. Prestamos auxílio na medida do possível e entretanto chegou uma segunda ambulância dos Bombeiros e passado pouco, a VMER de Braga.

Foi efectuada o ABCDE rapidamente, imobilização cervical e monitorização constante dos parâmetros vitais. Todo o equipamento foi colocado imediatamente á volta da vítima…
Com a chegada da 2ª ambulância e da VMER, a vítima foi avaliada pelo Médico e Enfermeiro, e imobilizada imediatamente em plano rígido.

Entretanto, quase no fim, surge da nada uma 2ª vítima, consciente, mas com alterações evidentes no comportamento. Letárgico, amnésico e com uma ferida leve na testa e queimadura de primeiro grau no queixo.

O médico avaliou rapidamente e afastou a hipótese de perigo de vida imediato. Existia no entanto a preocupação de ser diabético, ter problemas cardíacos e ter 73 anitos…
Coube-nos a nós efectuar o transporte desta vítima apenas para observação no São Marcos.
Continua no próximo capítulo…

sábado, 26 de abril de 2008

Ena ena... Hoje vamos ter tinóni


Para a Formação de hoje...

Embora seja muito encima da hora, gosto de cumprir o que prometo. Tive de alterar a mensagem original, pois devo ter feito alguma asneira que modificou a configuração do Blogue. Por isso volto a colocar a informação genérica sobre a formação de hoje. Será um cenário com uma vítima politraumatizada.
Aqui fica o link para a informação.


Espero que este cenário sirva para aprenderem e praticarem as técnicas. Também espero que se divirtam, mas que tentem levar o cenário o mais a sério possível. Sem isso, perder-se-á o objectivo do programa para hoje.
Lembrem-se, a informação é muito generalista... podem acontecer muitas coisas... Aqueles de vocês que hoje de manhã vierem ao Blogue, avisem o resto do pessoal.
Desculpem ter sido tão em cima da hora.
Um grande abraço.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cruz Vermelha no 25 de Abril de 74

Comemoramos hoje, uma vez mais o aniversário da revolução dos cravos. O que pouca gente se lembra é que a Cruz Vermelha Portuguesa participou activamente e teve um papel de vital importância nesta data e noutras, que viriam a marcar para sempre a história do nosso pais.

Infelizmente, poucas ou nenhumas imagens da participação da CVP nessas datas existe, ou pelo menos se encontram na Internet.
Em tempos, tive a rara oportunidade de fazer um "scanner" de algumas dessas raras imagens, uns originais tirados durante a tomada de assalto ao antigo quartel dos RALI, junto á actual Unidade de Socorro de Lisboa, onde se identificavam perfeitamente os nossos antigos camaradas e algumas "velhas" ambulâncias.

Com o tempo e descuido, perdi-as para sempre...

Deixo no entanto uma imagem importante, onde a CVP participou, socorrendo as vítimas feridas e as vítimas mortais do assalto á sede da antiga PIDE-DGS...

Esta outra, embora relacionada com uma situação que não tem nada a ver com a revolução, para que vejam os nossos camaradas em acção, nas décadas de 60 /70.


A nossa história define-nos. Não podemos nem devemos esquece-la.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Cerejas

As conversas são como as cerejas... Pelo menos é isso que dizemos no Alentejo. Conversando com vários de vocês, ou pelo MSN ou pessoalmente sobre a formação, soube que gostaram da formação, mas que gostariam de uma coisa diferente...
Pois bem; como diz o génio da lâmpada, existo para vos servir...
O que é que acontecerá? Tinha reservado para o acampamento uns cenários mais complexos, pois até lá teríamos dado todo o SBV e parte de Trauma. Tudo continua de pé, embora não haja certezas de nada devido ao tempo e outras circunstâncias, mas resolvi adiantar um cenário para este sábado.
Quer isto dizer que devem estudar as seguintes matérias:
  • Exame geral da vítima;
  • Suporte Básico de Vida;
  • Queimaduras;
  • Traumatologia e
  • Todo o resto da matéria....

Dependendo do estado do tempo, poderá ser no exterior ou no interior, mas envolverá uma vítima, avaliação, primeiro socorro, estabilização, transporte e passagem de dados ao CODU e á triagem hospitalar.

Tudo isto em tempo real, nas condições mais próximas á realidade possível, com vítima caracterizada, transporte real em ambulância, chamada "quase" real ao CODU e passagem de dados, real ou não... veremos.

A maneira de efectuar o cenário já é vosso conhecido. Durante estes dias deixarei aqui em PDF mais informações. Já sabem. Á colegas que não tem acesso á Internet, portanto tirem cópias e passem a informação. Vão já telefonando para que todos fiquem a saber e contem com isto. Sábado ás 15H00 EM PONTO na Formatura, para que todos tenham tempo de praticar...

Aviso já que se vão sujar... e muito.

Um abraço

sábado, 19 de abril de 2008

Pela Formação de hoje...


Parabens pessoal. Ficámos orgulhosos de vocês!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Acampamentos e acantonamentos II

Deixem-me transcrever um pequeno texto dos Escoteiros...

Uma das atividades mais interessantes que realizamos!
Sair da sede e entrar em contato direto com a natureza durante alguns dias é uma experiência que realmente nos motiva a sermos escoteiros.
No acampamento vamos colocar em prática todas as técnicas escoteiras, mateiras, de segurança, ou seja, tudo aquilo que aprendemos na sede, dando oportunidade ao crescimento do espírito escoteiro.
Montando a barraca, as pioneirias do canto de patrulha, cozinhando as próprias refeições, divertindo-se nos jogos, cantando no fogo de conselho ao redor da fogueira são momentos que você irá lembrar por muito tempo, por ter vivenciado a fraternidade escoteira.
Após adestramento em atividades na sede do Grupo, é hora de colocar em prática tudo aquilo que foi treinado."

Agora transponham isto para o nosso espirito... É isso que nós, pessoal da formação queremos...

Não só treinar situações, aprender mais, mas também... criar momentos que ficarão para sempre marcados nas nossas memórias.


terça-feira, 15 de abril de 2008

Acampamentos e acantonamentos...

Estamos perante uma antiga e respeitada tradição das Formações Sanitárias da Cruz Vermelha Portuguesa... Tradição que ainda se mantêm em muitas outras Unidades de Socorro, mas que nós, por várias razões nunca pudemos pôr em prática... Até agora.
Temos agora essa oportunidade. Mas continuamos com o mesmo problema; A data. Venho agora propor uma data que vão ter problemas em refutar: 3 e 4 de Maio. Isto desde que não nos caia o céu encima... Ainda falta muito tempo por isso podem fazer os vossos planos, tanto familiares como profissionais, sentimentais, estudantis, etc.
Preciso de saber rápido, pois temos muitas coisas a tratar: Autorizações, material, preparação dos planos de dia, etc.
Tenho também de saber para marcar com os Formadores convidados e preparar o material que eles precisam.
Avisem...

Coisas novas

Hoje vou colocar-vos aqui documentos que poderão não ser ou estar directamente relacionados com a Formação, mas que devem conhecer.

O primeiro, é o novo Regime Jurídico da Cruz Vermelha Portuguesa:


O segundo, o decreto lei que regula a actividade de transporte de doentes:


O terceiro, a Norma Europeia que regula, ou deveria regular as características técnicas das ambulâncias na Europa:


Este, para não variar, está em Espanhol, pois o organismo Português de normalização, decujo nome agora não me lembro, ainda não teve tempo para traduzir.

Inté...

domingo, 13 de abril de 2008

O dia de hoje...

Deixem-me apenas dizer isto... São 02H57 da matina... Deveria era estar na caminha a contar carneirinhos, mas não; estou aqui sentado á frente do computador a actualizar o blog.E porque?

Boa pergunta.

A tarde foi excelente. As apresentações, apesar dos erros e problemas normais (isto não é um curso de formação de Formadores) excedeu todas as minhas expectativas! Juro. Fiquei surpreendido pelo trabalho que tiveram, e pela qualidade das apresentações. Só posso imaginar o trabalho de pesquisa, escolha de informação e paciência que tiveram para este projecto maluco, saído aqui da cabeça do doido.

Sei no entanto, que saíram tristes e desiludidos com a última parte... Sinto muito. As minhas desculpas. Deveria ter sido mais cuidadoso e mais... suave com as palavras.

Mas também vos digo uma coisa: Não estou aqui para ganhar o prémio de Miss simpatia! O meu trabalho é apanhar em pessoas normais, e transformar-vos em Socorristas com qualidade! E se para isso tiver que ser duro, já avisei; Vou ser! Se saíram da formação a pensar o que raios estiveram a fazer lá durante todo este tempo, imaginem o que pensarão quando um dia perderem a vossa vítima porque não a souberam ventilar correctamente, ou porque não souberam executar uma manobra bem feita! A Tropa na Cruz Vermelha acabou; mas existimos pelas mesmas razões que levaram Henry Dunant a criar esta instituição: Auxiliar os necessitados e salvar vidas! E se para aprenderem é preciso treino duro, desculpem mas tem de o fazer. Não estamos aqui para andar nas tinónis! Volto a dizer; São Voluntários, mas tem a obrigação sagrada de fazer o vosso trabalho da maneira mais profissional possível.

Estou a pedir demasiado? Estou a ser demasiado exigente? Digam-me, e dou formação "normal"... Depois é convosco.

O dia que eu precisar de uma ambulância, quero poder olhar para quem me socorrer e pensar que tenho boas hipóteses de sobreviver...

De resto, os meus parabéns. Portaram-se de uma maneira digna e honrosa! Tiro-vos o chapéu!



A CRUZ VERMELHA NÃO É SÓ O QUE SE VÊ POR FORA... É O QUE SOMOS CAPAZES DE TRAZER DENTRO DE NÓS E FAZER PELOS OUTROS!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Querem Trauma???


Os meninos gostam de Trauma, não é? Ora tomem lá uma dose industrial e depois não se queixem...



Aproveito para pedir Voluntários, para fazer de Socorristas e de Vítimas para uma sessão porno-erótica, para o NOSSO manual para Tripulantes de Ambulância. Requsitos fundamentais:
  • Jovens do sexo femenino com idade entre os 18 (16 também...) e os 25,
  • Medidas: 90 / 60 / 90,
  • Fotogénicas em biquíni tipo "fio dental...

Deixo um exemplo:


Era sonhar muito, não?

A sério, preciso de voluntários para fazer as fotografias para o nosso manual. Estou a tentar arranjar um sítio, umas fardas da CVP "neutras", para que depois quem quiser possa usar as fotografias á vontade e material de "moulage", ou seja, simulação de feridas. O material será o nosso. O que não existir, conheço uma firma que é capaz de emprestar...

Por favor, quem quiser ajudar, respondam para o mail do blogue, não só para oferecer-se mas também para dar opiniões e arranjar recursos e patrocínios. Os meus bolsos estão a ficar vazios.

Fico á espera. É URGENTE!

European Ressuscitation Council; Versão Espanhola

Deixo-vos aqui, para aqueles mais interessados as recomendações saídas do último Conselho ou Reunião do European Ressuscitation Council (ERC).
Como é natural neste pais, o nosso Conselho Português de Ressuscitação (CPR) só serve para ocupar espaço na Internet e dar tachos, pelo que quem quer consultar as mesmas é obrigado a saber ler fluentemente o Inglês, como a ter de pagar por elas. Quem tiver Internet, pode fazer o Download gratuito na página do ERC.
Para todos os outros, são como uma miragem. Faz-me lembrar um pouco a história da Igreja e Lutero... Se a Bíblia era para todos, porquê em Latim? E porque é que não a podemos ter em casa e estudá-la, perguntava este padre... Pois bem, assim pensou, assim o fez. Pegou nela e traduziu a mesma para Alemão.
Resultado na primeira parte: Igreja:0 Lutero:1
Naturalmente, a Igreja não achou piada nenhuma. Afinal o livro dizia algumas coisas incómodas, que convinha que a populaça não percebesse. Quanto mais ignorantes menos questionavam o poder e autoridade da Igreja. O Pápa, senhor do seu nariz, passou cá para fora uma Bula, que é como quem diz, um Decreto-Lei e excomungou o Senhor por ter cometido tamanha heresia.
Resultado na segunda parte: Igreja:1 Lutero:1
Felizmente, existe esperança na raça humana, e a mesma começou a ouvir e a dar razão a Lutero. Começaram a publicar a Bíblia em Alemão, depois em Inglês, depois em Francês e assim por diante. As pessoas começaram a querer ler a palavra original... Qual o problema? Mais de 95% delas não sabia ler. Qual a solução? Aprender a ler e ensinar aos outros as vantagens disso.
Resultado final, não do jogo mas do campeonato: Igreja: Cada vez se afunda mais (ainda hoje) Lutero: Recordado, não só como grande reformador da Fé, mas também como o homem, que, sem querer fez mais pela educação e cultura das pessoas que todos os Minístros da Cultura de todos os paises do mundo até hoje.
É natural que esta é a versão simplificada da história, mas onde eu quero chegar é simples. A informação deve ser divulgada, e deve estar acessivel a todos. Mas para isso, é necessário comprender o que se lê. É necessário um pouco de cultura e estudos, para distinguir o trigo do joio. Lá porque temos internet e temos livre acesso a toneladas de informação, isso não faz de nós terrivelmente cultos ou poderosos. Mas pelo menos pode incentivar-nos a estudar e querer aprender mais. E QUESTIONAR aquilo que nos ensinam!
Apesar de Alentejano e fingir que trabalho, não consegui, nem acho que tenho a paciência ou sapiência de Lutero, pelo que apenas deixo este meu modesto contributo. O Espanhol é uma língua fácil de entender, e nós, perto dos Galegos ainda os percebemos melhor. Portanto, para que leiam, estudem, questionem, etc deixo-vos aqui a versão integral das famosas "Guidelines", ou em Português, "Guidelinhes" do Conselho Europeu de Ressuscitação 2005. Aproveitem. Quando não perceberem alguma coisa do Espanhol eu posso ajudar, ou melhor, vão ao Google e procurem "Instituto Cervantes", que tem o mais maravilhoso tradutor de Espanhol.
E agora, como dizemos no sítio onde nasci... "Suerte y al Toro!"

domingo, 6 de abril de 2008

Vamos recomeçar


Esta semana já acabou. Espero sinceramente, pela minha sanidade mental e não só, que esta nova semana traga coisas melhores.

Deixo aqui um Link para o meu ultimo trabalho (por enquanto) para esta formação. Apesar de não ser da minha competência, passei todo o fim de semana a digilatizar o livro de Henry Dunant "Memórias de Solferino". Este livro, para quem não sabe (mas deveria...) está na génese de quem somos e da Instituição a que pertencemos.
Devem ler o mesmo, pois só assim poderão entender o espírito da nossa querida Cruz Vermelha. Nem tudo é socorrismo e emergência médica. Sinto muito despontá-los. Se apenas querem isso, aconselho vivamente a desistirem já e irem para os Bombeiros.
Pertencer á Cruz Vermelha significa muito mais! Um dos motivos de discórdia que sempre existiu entre ambas as instituições (Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros) é por isso mesmo. E não pensem que é uma opinião pessoal; é um facto indiscutível! Não é fácil admitir que uma Instituição "pequena" como a nossa, com recursos limitados, pertença no entanto, a uma organização mundialmente reconhecida e respeitada, que criou e introduziu as bases para aquilo que hoje ambas as Instituições fazem: Ajudar as pessoas. Não só fomos a pedra basilar deste serviço em Portugal, como durante muitos anos ajudamos a nascer e a crescer outras Instituições bem conhecidas.
O meu respeito pelos Bombeiros Voluntários é muito maior daquilo que muitos julgam, mas a história não deve ser esquecida nem desonrada!
Longe de querer alimentar polémicas, quero deixar outra ideia, esta minha, mas partilhada por muitos: Existimos para ajudar, porquê é que não nos podemos dar bem ?
"Why can't we just get along ?"

Bem, sem mais prosa, deixo aqui o link. Se puderem façam o download e imprimam para quem não tem acesso á net. Divulguem-no, pois parece que as pessoas tem uma memória muito curta.

sábado, 5 de abril de 2008

Hoje e daqueles dias em que...

Realmente hoje eu um daqueles dias em que só me apetece mesmo ficar em casa...

Primeiro foi a notícia da nossa colega Mariana, e ir assistir ao funeral do Avô. Ter de mudar a data das apresentações depois de tanto trabalho da vossa parte e de eu ter passado toda a semana ocupado a preparar tudo para hoje, foi frustrante.

Depois ir a correr para casa preparar uns videos de SBV e manobras com o insulador manual entre outros para a formação. Como tinha emprestado o manequim a um amigo durante a semana para ele poder dar formação, telefonei-lhe e... o manequim desapareceu! Assaltaram-lhe o carro e em princípio o manequim estava lá.

Resultado: Formação ao ar.

O manequim da escola está alugado, pelo que nem me posso dar ao luxo de o pedir emprestado, já que, como é natural, está a ser utilizado (e a ser pago ao dia). O meu medo é que como se costuma dizer, não há duas sem três. Até tremo só de pensar o que ainda pode acontecer.

Valham-me os Santos Monty Python's Flying Circus...


Uma notícia triste

Recebi hoje com grande tristeza a notícia do falecimento do avô de uma das nossas colegas, a Mariana. Na altura em que recebi o telefonema a pedir para mudar a data das apresentações custou-me bastante mas tive de recusar, pois já estava tudo planeado á bastante tempo e como já tinha dito, o tempo começa a escassear. Estava tudo planeado e os grupos já tinham o material preparado.
No entanto passei a tarde toda com remorsos. Não tinha referido ainda no último post que somos todos um grupo, uma família? Não consegui deixar de pensar no assunto. Durante o jantar falei com o Nuno e expliquei-lhe a situação, á procura de um conselho vindo de um amigo. E o seu conselho apenas veio reforçar aquilo que o meu coração me ditava. Seria errado da minha parte não estar junto de uma colega que está a passar por um mau momento.
Sei que haverá pessoas que talvez não concordem com a minha decisão, mas acho que é o mais correto a fazer. A apresentação dos trabalhos fica adiada uma semana. Como é natural, assumo a responsabilidade pela minha decisão, até porque não consegui entrar em contacto com o Álvaro.
Quem desejar apresentar alguma queixa, ou mesmo, uma reclamação poderá fazê-lo entregando-a por escrito, que eu entregarei em mão própria ao Comandante.
A cerimónia fúnebre é na igreja de Pedralva ás dez e meia da manhã. O Nuno e eu estaremos ambos presentes em representação da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa.
No entanto, não poderemos desmarcar completamente a formação, pelo que a mesma decorrerá das 15:00 ás 18:00. Espero que possam compreender, mas temos de adiantar um pouco a matéria, por mais que custe.
De parte de todos nós da Unidade de Socorro da Póvoa de Lanhoso quero desde já apresentar os nossos mais sentidos pêsames á Mariana e a toda a família.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Estamos lá quase

O tempo é relativo... Acho que todos temos consciência disso. Para vocês é perfeitamente natural e compreensível que estejam cansados e saturados. Para nós, do outro lado, se calhar é um bocado diferente.

Infelizmente não vos pude acompanhar desde o início, mas estive sempre atento ao decorrer da formação. Agora, tudo mudou. O problema é que passou demasiado tempo. Agora é uma corrida contra o tempo, para que estejam preparados para o dia do Juramento.

E se para vocês esse dia é muito importante, para mim apenas marcará a data "oficial" da vossa entrada na nossa casa. E digo "oficial" porque, acreditem ou não, sinto que já pertencem a este grupo; a esta Comunidade. Já passei por muitas recrutas, mas a vossa sempre terá um significado especial para mim. E se pensam que digo isto a todos estão muito enganados!

Algo me une a todos vocês... talvez o vosso espírito de grupo, de vontade de lutar contra ventos e marés. Sei que estão fartos, mas, por favor nunca se esqueçam disto: Não estão a frequentar um curso de Socorrismo qualquer. Estão a aprender a fazer a diferença num mundo onde cada vez menos pessoas se preocupam com o próximo. Estão a aprender, a adquirir competências para tripular uma ambulância. O último recurso para muitas pessoas desesperadas que irão colocar as suas vidas, ou a vida daqueles que mais amam nas vossas mãos, e eu não permito que vão para a "rua" com noções mal aprendidas, com falta de conhecimentos e de prática.

Perguntem-se a vocês próprios... Se fosse eu, confiaria a minha vida a uma pessoa que sabe exactamente o mesmo que eu?

A data aproxima-se mais depressa do que vocês podem julgar, mas tem muito para reaprender, e pouco tempo para o fazer. Cabe-me a mim a responsabilidade máxima de vos preparar para esta vida! Mesmo Voluntários da Cruz Vermelha, serão e deverão ser SEMPRE Profissionais no que fazem.

Vou ter de ser duro convosco, e acreditem que isso me vai fazer sofrer, mas no final sentirão que valeu a pena... Não sou perfeito, nunca serei. Mas dou tudo o que posso e tenho, e por isso, exijo o mesmo! Sabem a minha história. Se eu posso, vocês também.

Sábado vai ser um dia muito duro para vocês, tanto psicologicamente como fisicamente, pelo que peço que estejam preparados. Domingo estarão de rastos, mas felizes convosco pelo que fizeram. Dou-vos a minha palavra.

Para terminar a lamechice, deixo-vos com uma frase, proferida por um grande Senhor, que em tempos de grandes dificuldades se dirigiu á sua nação, com uma frase curta, mas emocionada. Perdoem-me o sacrilégio, mas vou alterar umas palavras, sem no entanto, lhe alterar o significado:


"Não perguntem o que é que a Cruz Vermelha pode fazer por vocês, mas si, o que é que vocês estão dispostos a fazer pela Cruz Vermelha!"


Por favor, façam por ser felizes.



P.S. Não sei quem é o autor desta pintura, pelo que peço desde já as minhas mais sinceras desculpas por estar a utilizá-la sem autorização. Sinto apenas que... uma imagem vale mil palavras.